Nossos Cursos

Ative a Cidadania

Escola de Literatura Negra: Da ideia à publicação.

Quer investir na escrita e publicar livros atuando profissionalmente como escritor? Venha conosco.

 

A Escola de Literatura Negra é uma iniciativa da plataforma Ative a Cidadania, juntamente com a Editora Aldeia de Palavras, e se constitui como uma das primeiras iniciativas brasileiras para a formação de escritores e escritoras negras.  

A concepção da Escola se baseia no processo de descoberta da identidade literária do escritor e na construção de uma carreira sólida e próspera, com parâmetros na medida dos desejos do autor.

O principal objetivo é formar/mentorar/lançar escritores negros e negras para a composição de ficção com outras perspectivas, além da literatura brasileira canônica.

Trataremos também de questões práticas, tais como: a concepção da ideia literária, o processo criativo, o mercado do livro no Brasil, a distribuição e as estratégias para levar o livro ao leitor. Tudo isso guiado por grandes autoras e autores negros brasileiros contemporâneos. 

Em cada turma da Escola será lançada uma Antologia. O livro será assinado por uma grande autora, juntamente com os 25 selecionados. Por fim, além do curso, da mentoria e da publicação, os autores serão lançados no mercado literário com ampla divulgação e receberão uma cota de livros da coletânea. 

​O que acha de escrever um livro com autoras e autores negros renomados?

Venha conosco, vamos mexer no imaginário contando outras histórias a partir do nosso ponto de vista e apresentar outras narrativas sobre o jeito de ser e de viver da população brasileira.

Clique no link:

Herlon Miguel, Ative a Cidadania

Cristiane Sobral, Editora Aldeia de Palavras.

Como funcionam os três níveis. 

Nível 1 – Criatividade e Técnica na Escrita Literária

 

Nesta etapa o professor trará técnicas e dicas de escrita nos gêneros: Poesia, conto, crônica e romance. As aulas serão teórico-práticas. Serão apresentados os conceitos e técnicas para a escrita, cases de publicação e sugestões de inserção no mercado editorial.

Objetivos:

·Desenvolvimento da identidade textual;

·Reconhecimento e estratégias para despertar a sensibilidade criativa;

·Treinamento em diversos gêneros do texto literário;

·Técnicas de composição de textos literários em vários gêneros.

Carga horária de 6 horas.

 

Nível 2 – Mentoria em Escrita Criativa

 

A mentoria é uma atividade que estimula o processo de desenvolvimento e aprendizado na carreira, e envolve um profissional (Mentor) experiente.  É uma espécie de tutoria em que o Mentor ajuda o mentorado a dominar um conhecimento para desempenhar um trabalho e o prepara para crescer na empresa e na carreira. É como um despertar, em que o Mentor libera o potencial de cada pessoa.

No nível 2 o aluno terá orientação de um profissional experiente em uma situação específica da sua carreira, alcançar o êxito na escrita do seu livro. Nesse nível a Escola capacita e qualifica o autor para a escrita de seu próprio livro

 

Na Mentoria para Escritores, é necessário conhecer alguns pilares do mercado literário brasileiro, como marketing, vendas, gestão de estoque etc. É importante destacar que Mentoria é diferente de Coaching. A principal diferença é que o Mentor precisa ter experiência na área de atuação.

 

Nível 3 – Publicação da Antologia

 

No nível 3, 25 autores serão acompanhados para publicação do seu livro. Os temas serão apresentados no nível 2. Serão feitos encontros virtuais, alterações nos textos organizados no nível 2, organização gráfica do livro, produção e impressão dos livros

 

Cursos da Escola de Literatura Negra